Contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco, o projeto exibiu gratuitamente em escolas, centros culturais e entidades o filme nacional “Tudo que aprendemos juntos” e o documentário “O perigo invisível do plástico”. Nos objetivos, fomentar e formar novos públicos e, especialmente, estimular o senso crítico das pessoas, além de valorizar a pluralidade do audiovisual. Ao todo foram 65 exibições sendo 10 do filme e 55 do documentário.
Também foram realizadas quatro oficinas gratuitas de “Produção e edição de vídeo e cinema pelo celular” abordando temas como roteiro/pré-produção, continuidade, enquadramento, cenas e takes, configurações de exposição, resolução e edição. Participaram pessoas a partir dos 16 anos, de saberes diversificados e sem conhecimento prévio de edição e produção de vídeo pelo celular. Como produto, foram produzidos filmes curtos e criativos, fotos etc. No final, ocorreu confraternização de encerramento e entrega de certificado.
O projeto contemplou, ainda, uma mostra dos vídeos produzidos que abordaram os temas gastronomia, música, animal, social, saúde, ficção e identidade. A atividade contou com roda de conversa sobre a cultura de Osasco, seguido de apresentações dos vídeos e depoimentos dos autores que contaram sobre como se deu o passo a passo para a produção, edição e finalização.
Os vídeos produzidos pelos alunos da Oficina estão disponibilizados no canal da Casaviva no YouTube e no Facebook.
