Descarte responsável de lixo no carnaval é fundamental para reduzir impacto ambiental

Os 24 blocos carnavalescos de Osasco prometem tomar as ruas da cidade com muita cultura, alegria e memória histórica. Com o slogan “Nos trilhos de Agú, Osasco faz história”, a edição de 2026 do Carnaval presta homenagem a Antônio Agú, fundador da cidade, destacando seu legado que possibilitou o desenvolvimento do município até se tornar o grande polo urbano, econômico e cultural que é hoje. O descarte responsável de resíduos neste Carnaval é fundamental para reduzir o alto impacto ambiental.

Embora muitos blocos carnavalescos se mobilizem para não deixar o lixo atrapalhar o carnaval de rua, muitos foliões ainda descartam de forma incorreta. A Casaviva lembra que a ação de cada folião ajuda a diminuir a poluição visual, o entupimento de bueiros e a contaminação ambiental, tornando a festa mais limpa para todos.

Foliões conscientes utilizam copos reutilizáveis, separam recicláveis, evitam plásticos de uso único e usam glitter biodegradável. O ideal é carregar um saquinho para guardar seu lixo até encontrar uma lixeira ou ponto de coleta seletiva. Também, descarte bitucas de cigarro corretamente e opte por fantasias feitas de materiais reciclados, alugadas ou reutilize adereços de anos anteriores. Não jogue confetes e serpentinas em ruas, praças e parques, pois esses materiais prejudicam a avifauna e pequenos mamíferos, além de poluir o solo e a água.

Em Osasco há os Ecopontos, Mini Ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que são equipamentos urbanos fundamentais para a gestão de resíduos sólidos, funcionando como uma ferramenta essencial para combater o descarte irregular. O Carnaval é uma atitude de cidadania. Ao separar o lixo, você ajuda a reduzir o impacto da poluição climática e contribui para um futuro mais limpo. Brincar sem poluir é o verdadeiro espírito do Carnaval Sustentável.

Curta, comente e compartilhe essa notícia. Siga-nos nas redes sociais. Instagram: @casavivainstituto e Facebook: /casavivaosasco