Projeto Mini Pomares Urbanos (2025-2026)

A arborização é uma estratégia imprescindível para uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas e saudável para avifauna e cidadãos. O projeto Mini Pomares Urbanos, desenvolvido pelo Casaviva Instituto Cultural, Ambiental e de Atenção à Família, pretende plantar nos próximos 6 meses 1.300 mudas de espécies frutíferas da Mata Atlântica, em espaços públicos.

O projeto conta com apoio de emenda parlamentar do Mandato Coletivo JuntOz e tem parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar e Sustentabilidade, da Prefeitura de Osasco, reafirmando o compromisso conjunto com ações que promovem saúde, bem-estar e equilíbrio ambiental e alimentar.

Ao longo do Projeto serão realizadas palestras educativas para apresentar ao público os objetivos e as ações, assim como mobilizar voluntários e engajar a comunidade nos plantios e cuidados das árvores.

Para o sucesso do projeto e longevidade das árvores, a colaboração dos moradores na proteção dos pomares é de extrema relevância. A ajuda pode ser por meio da participação nos mutirões de plantios, na fiscalização diária das árvores e no engajamento contínuo com o projeto, bem como na multiplicação das informações a familiares, amigos e redes sociais.

Os participantes das Palestras Educativas recebem folheto informativo contendo uma síntese do projeto, objetivos, espécies a serem plantadas e contatos. As associações também recebem certificado em agradecimento pelo apoio e pela valiosa participação de seus associados na Palestra Educativa.